Projeto de Lei de Jorge Vianna institui programa Socorro nas Escolas

2845

Conhecimento de técnicas de primeiros socorros por estudantes e professores devem ajudar a salvar vidas de pessoas com algum tipo de emergência

Por Kleber Karpov

Na terça-feira (15), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos),apresentou , no plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF), o Projeto de Lei (PL) 719/2019, que cria programa de Socorro nas Escolas, destinado a promoção de informações e treinamento de primeiros socorros, nas escolas públicas do DF.

Destinado a professores e alunos, o Socorro nas Escolas prevê, a realização de palestras e, de treinamentos de primeiros socorros, em escolas de ensino médio e fundamental, a serem ministradas por profissionais de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (FEPECS) e da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

Para o deputado, o aprendizado deve qualificar o corpo docente das escolas, bem como os estudantes, a poder realizar procedimentos básicos de primeiros socorros, em qualquer pessoa, que eventualmente, passe por situações de emergências. Seja por motivo de lesões, acidentes ou condições de saúde, tanto em casa, no trabalho, ambiente escolar ou durante alguma prática esportiva ou de lazer.

“Nós temos os serviços de atendimento de urgência como o SAMU e os Bombeiros mas, eventualmente, nos deparamos com casos, em casa, no trabalho e na própria unidade de ensino que, tanto os professores quanto os estudantes, vão conseguir dar uma assistência mais imediata, até a chegada do atendimento profissional. Esse tempo, muitas vezes, pode representar a diferença entre a vida e a morte, pois nós sabemos em casos de acidentes, quanto mais rápido a pessoa receber socorro, maior a probabilidade de haver uma recuperação mais rápida.”, disse Vianna.

Acompanhe o PL