Vianna se reúne com secretário de Saúde para tratar de demandas de servidores da Saúde

1087

Convocação de servidores concursados, isonomia dos servidores de nível superior, duas férias anuais dos técnicos em laboratório e passagens gratuitas de profissionais de saúde fazem parte das demandas

Por Kleber Karpov

O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), se reuniu nesta terça-feira (23/Jun), com o secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Francisco Araújo, para tratar de demandas dos servidores da Saúde do DF. Dentre os temas abordados, estão as férias de 20 dias aos técnicos em Laboratório, a isonomia dos servidores de nível superior, o passe livre dos trabalhadores da saúde e ainda a convocação de enfermeiros concursados.

Convocação de enfermeiros

Segundo Vianna, o secretário se comprometeu a realizar a convocação dos enfermeiros concursados, em substituição aos contratos temporários.

Técnicos em Laboratório

O deputado explicou que Araújo se comprometeu a rever a suspensão das duas férias anuais, dos técnicos em Laboratório.

Isonomia do nível superior

Vianna informou que o secretário pediu ao deputado, para realizar em parceria, um plano de isonomia salarial dos servidores da SES-DF, de nível superior, a ser apresentado ao governo. Sugestão essa, que vai de encontro ao pedido do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que o parlamentar ajudasse a construir tal plano de carreiras.

Gratuidade das passagens

Vianna pediu ao secretário, a extensão da gratuidade do passe livre, a todos os trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente, durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). Inclusive, aos profissionais terceirizados que atuam na segurança e na limpeza, das unidades de saúde do DF. De acordo com o deputado, o secretário se comprometeu a passar a demanda para análise de equipe técnica, de modo a avaliar tal possibilidade.

Avaliação

De acordo com o deputado, a reunião foi positiva, uma vez que Araújo sinalizou positivamente, em relação a atender as reivindicações levadas pelo parlamentar.

“o secretário de saúde, Francisco Araújo foi bastante receptivo e sinalizou que deve implementar todas demandas que levei para ele e que dependam exclusivamente da Secretaria de Saúde, bem como encaminhar as demais, junto aos respectivos órgãos para ver se conseguimos implementá-las .”, disse Vianna.