Jorge Vianna se reúne com secretário de saúde para cobrar demandas dos ACS e AVAS

1003

GCET e GAB dos ACS e GMOV e GAV aos AVAS, além de insalubridade, estão entre as pautas de reivindicações das categorias, cobradas por Vianna

Por Kleber Karpov

O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), se reuniu com o secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Francisco Araújo, na quarta-feira (1o/Jul), para cobrar a incorporação de gratificações dos agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Vigilância Ambiental de Saúde (AVAS). O deputado aproveitou a ocasião, para agradecer, pessoalmente, Araújo, pelo anúncio da realização do concurso público que deve contratar 815 AVAS e 100 ACS.

Dentre as demandas estão as concessões das gratificações CGET/ GAB aos ACS, e GMOV e GAV aos AVAS, pois conforme defende Vianna, ambas as duas categorias foram injustiçadas, se comparada aos demais servidores de saúde da SES-DF.

Juntamente com o presidente do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Federal (SINDIVACS-DF), Iuri Marques, o deputado apontou que Araújo se comprometeu favorável a conceder, aos ACS e AVAS, a gratificação de insalubridade às categorias.

“Nós pedimos hoje, e ele [Araújo] já se mostrou favorável a conceder essa gratificação a esses profissionais não recebem. Então foi muito proveitoso com relação a essa gratificação. Ele já se comprometeu e vai mandar fazer o impacto disso, urgentemente, para mandar para a Fazenda e assim mandar a nossa minuta para o projeto da gratificação.”, disse Vianna.

Enfermeiros

Vianna aproveitou a ocasião da reunião para cobrar, também,  para cobrara as nomeações dos enfermeiros. “O secretario confirmou que vai chamar 50 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e 30 enfermeiros obstetras.”, informou Vianna.