Deputado Jorge Vianna reúne sindicatos da saúde

770
Foto: Wilter Moreira

Por Evely Leão

O presidente da Comissão de Educação Saúde e Cultura (CESC), deputado Jorge Vianna se reuniu com os representantes de entidades sindicais e o Conselho de Enfermagem, na tarde da sexta-feira (18/01), na sala de reuniões das comissões da Câmara Legislativa do DF, para debater sobre o projeto que transforma o Instituto Hospital de Base em Organização Hospitalar e a expansão do modelo às demais unidades de saúde do DF.

O PL chegou na Câmara na noite da quarta-feira (16/01), e no dia seguinte representantes de entidades sindicais que representam os trabalhadores da saúde do DF procuraram o deputado Jorge Vianna para debater o projeto. Na ocasião, o deputado e os sindicalistas se pronunciaram contrário ao modelo e expuseram suas preocupações com relação a nocividade do projeto ao serviço público. 

Para o deputado Jorge Vianna o projeto é bastante audacioso, pois mexe em toda a estrutura da Secretaria de Saúde. “Temos que ter um cuidado maior com a votação de um projeto desses, pois além da extinção das carreiras, o PL interfere basicamente na vida de todo cidadão do Distrito Federal”, explica o deputado. 

Também participou da reunião, a convite do deputado Jorge Vianna, o líder do Governo, deputado Claudio Abrantes (PDT) que afirmou aos representantes dos trabalhadores que hoje há um acordo entre os deputados para votar outros projetos emergenciais, mas quanto a questão da saúde o debate precisa ser mais forte. 

Diante disso, os sindicatos resolveram criar um movimento unificado em defesa do serviço público, no qual cada sindicato irá convocar sua base para repassar as ações que serão feitas por cada entidade. A primeira reunião unificada será realizada na próxima terça-feria (22/01), às 19h, no Clube da Saúde. 

Além do deputado Jorge Vianna e do Lider do Governo, deputado Claudio Abrantes (PDT), também participaram da reunião o chefe de Gabinete do deputado João Cardoso (Avante) e representante do deputado Reginaldo Sardinha (Avante). Estiverem presentes representando os trabalhadores da saúde o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), o Sindicato dos Médicos (SindMédico-DF), o Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfermeiros-DF), o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Laboratório (Sintralab-DF), o Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde (Sindvacs), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF).