BIOGRAFIA

Jorge Vianna

Nascido em Bacabal – MA, Jorge Vianna mudou-se com os seus Pais Antonio e Deusimar para Brasília quando tinha 2 anos de idade. Morou em Taguatinga e Ceilândia. Aos 14 anos fixou residência em Samambaia, em 1989, ano de fundação da cidade. Aos 19 anos casou-se com Rosa Vianna, com quem teve duas filhas, Camila 21 anos, e Beatriz 13 anos.

O histórico de lutas de Jorge Vianna tem início muito cedo. Aos 14 anos começou a trabalhar como borracheiro, aos 18 anos serviu a aeronáutica onde ficou por um período de 6 anos, no qual aprendeu o oficio de técnico em gesso, garçom e motorista. Trabalhou no HFA e no HFAB. Fez o curso de Técnico em Enfermagem, graduou-se no Curso de Letras Português/Inglês. Trabalhou como auxiliar de farmácia na UTI Neo Braz e, exerceu a função de técnico em enfermagem em Samambaia.

Foi aprovado em concurso público da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para o cargo de técnico em enfermagem. Foi professor no Instituto Evolução no curso de radiologia. Ainda no Instituto Evolução, sugeriu que fosse implantado o curso de técnico de aplicação de aparelho gessado e sintético, o qual teve participação como professor nesse curso. Por ser educador, sugeriu e implementou o curso de técnico em enfermagem na mesma instituição.

Em 2010, Jorge se filiou no primeiro partido, PSC – Partido Social Cristão, com a esperança de um dia se tornar deputado distrital. Naquele mesmo ano, o candidato, inexperiente, recebeu 1.401 votos e, mesmo não conseguindo o resultado esperado, não desistiu de continuar tentando.

Após ter ingressado na Secretaria de Estado de Saúde exercendo o cargo de técnico em enfermagem, Jorge Vianna percebeu que a categoria da qual fazia parte era desrespeitada, desvalorizada, sem representatividade e sem visibilidade. Diante disso, resolveu lutar e combater as injustiças a qual a classe estava exposta, principalmente por não terem condições de prestar assistência adequada à população, a qual fez o juramento de cuidar da melhor forma.

Ao encontrar outro defensor da categoria, João Cardoso, decidiu unir-se a ele para fortalecer a entidade sindical e representar a categoria de forma legítima e combativa. Desde então, tem sido incansável, lutando e defendendo a categoria, seja ela da iniciativa pública ou privada e, acima de tudo, se colocando a favor da população em busca de uma saúde de qualidade.

Dessa vez com mais amigos, mais pessoas acreditando no sonho e um trabalho bem mais organizado, Jorge Vianna se filiou, em 2014, em um novo partido, o PSD – Partido Social Democrático e mais uma vez tentou vaga em uma das 24 cadeiras da CLDF. Nesse ano, o candidato conseguiu 7.331, sendo o mais votado do partido, no entanto, não foi dessa vez.  Novamente, Jorge não desistiu e continuou seu trabalho em defesa da categoria.

À frente do Sindate-DF, Jorge Vianna denunciou diversas irregularidades à imprensa e aos órgãos competentes quanto aos erros e inconstâncias encontradas dentro dos hospitais públicos, que prejudicavam à população. Mais tarde, Jorge Vianna formou-se como enfermeiro e, passou a lutar também pela enfermagem a nível nacional, por meio da Federação Brasileira dos Profissionais de Enfermagem (FEBRAPEN), a qual ele é presidente.

Por meio de palestras voltadas aos estudantes de enfermagem, nível técnico e superior, Jorge Vianna contribui para que os futuros profissionais de enfermagem conhecessem o mercado de trabalho do qual iriam fazer parte e os possíveis problemas que enfrentariam.

Além disso, ministrou palestras de Primeiros Socorros em Acidentes Domésticos em escolas públicas voltadas aos alunos, professores e comunidade, com o objetivo de orientar o cidadão a dar assistência básica pré-hospitalar em caso de acidentes “domésticos”. Como técnico em enfermagem na SES trabalhou nos Hospitais do Paranoá e Samambaia, e ainda no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, onde se formou como instrutor.

Em 2018, Jorge se filou no Partido PODEMOS, onde ele acreditava que de fato, dessa vez, poderia fazer a diferença, e se candidatou, pela terceira vez, a deputado distrital. No dia 7 de outubro, Jorge Vianna foi confirmado como deputado Distrital eleito obtendo 13.070 votos.

Atualmente, Jorge Vianna é deputado Distrital pelo partido PODEMOS, integra o bloco Justiça Social, é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura – CESC e membro da Comissão de Defesa do Consumidor – CDC da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF.