Jorge Vianna participa do II Fórum de Gestores Educacionais de Planaltina-DF

1049
Foto: Wilter Moreira

Por Evely Leão

O presidente da Comissão de Educação Saúde e Cultura – CESC, deputado Jorge Vianna participou do II Fórum de Gestores Educacionais de Planaltina-DF, na manhã desta segunda (25/03), no Centro de Ensino Fundamental – CEF 04 de Planaltina. 

Entre os temas discutidos na reunião o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira – PDAF, criado para gerar autonomia financeira nas unidades escolares e coordenações regionais de ensino, estava na pauta, além da destinação de emendas parlamentares. O deputado ouviu todos os pedidos dos gestores, bem como os questionamentos, e se colocou a disposição para ajudar. 

Vianna falou ainda que o PDAF precisaria ser revisto uma vez que a destinação do recursos para as unidades escolares é concedida de forma individualizada, per capita por aluno. “Eu estou andando bastante nas escolas, um dia desses visitei uma escola especial e tive a informação que o PDAF é calculado per capita, por aluno, o que eu achei errado, com relação à escola especial, porque um aluno requer muito mais atenção e todo mundo sabe disso. Nós temos que fazer uma reavaliação com relação ao valor per capita baseado na complexidade de cada escola”, disse. 

Quanto às emendas, o deputado explicou como funcionava o valor e disse que os valores concedido a cada um dos parlamentares, são, de certa forma, fictícios e nem sempre são executados porque depende da vontade do governador. “Fica parecendo que a gente tem muito dinheiro e se a gente não fizer nada é porque a gente não quis fazer, e não é bem assim é a vontade do governador”, conclui. 

Participaram da reunião, além do deputado Jorge Vianna, ex-deputado distrital Wasny de Roure, a deputada Arlete Sampaio (PT), o Coordenador da Regional de Ensino de Planaltina Bento Reis e demais representantes dos deputados Reginaldo Veras e Claudio Abrante