Conhecendo o Parlamento: Jorge Vianna preside sessão ordinária em que estudantes são deputados por um dia

57
Foto: Wilter Moreira

Saúde, segurança, trânsito, meio ambiente, diversidade social foram alguns dos segmentos com projetos de leis apresentados pelos deputados mirins

Por Kleber Karpov

Na manhã desta terça-feira (4), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), realizou a sessão ordinária na Câmara Legislativa do DF (CLDF), do projeto Conhecendo o Parlamento. Nela, cerca de 40 alunos do 7º ano do Colégio Sagrado Coração de Maria, acompanharam a dinâmica do funcionamento da Casa. Do total, 24 estudantes representaram papeis de deputados distritais e apresentaram 37 proposições de projetos de lei, votados em plenário.

Deputada durante sessão ordinária na CLDF – Foto: Wilter Moreira

Dentro os projetos de leis, os deputados mirins apresentaram projetos polêmicos, além de demostrarem preocupações com temas em comum. Dentre as proposições, se destacaram: a redução de superbactérias e redução de mortes em hospitais, disponibilidade de enfermeiros nas escolas, liberação do aborto, incentivar a doação de sangue, amamentação em locais públicos.

Outras proposições também abordaram a necessidade de segurança pública nas escolas e no trânsito, melhoria da qualidade de vida com exercícios físicos, patrocínio de atletas mirins, direito a casa própria, redução de descartes de resíduos poluentes, combate a xenofobia, uso de presidiários em obras públicas, proteção à comunidade LGBT, geração de energia alternativa em áreas rurais, prevenção do feminicídio.

Deputada durante sessão ordinária na CLDF – Foto: Wilter Moreira

Dos 37 projetos de leis apresentados, 30 foram aprovados e outros sete rejeitados, com votações em processos nominais, quóruns de maioria absoluta.

Jorge Vianna, se surpreendeu com o nível dos projetos apresentados e, segundo o parlamentar, os PLs dos estudantes devem ser apreciados pela equipe técnica do gabinete e, alguns convertidos em projetos de lei, a serem protocolados na CLDF.

Confira as fotos no Flickr

Programa Conhecendo o Parlamento