PL de Jorge Vianna que autoriza brigadistas em unidades de saúde do DF é aprovado na CLDF

1502

Aprovado em segundo turno, com 20 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção,  PL segue para sanção do governador do DF

Por Kleber Karpov

A Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou na terça-feira (27), o Projeto de Lei nº 90/2019, de autoria do deputado Jorge Vianna (Podemos). O PL autoriza, o Executivo, a contratação de brigada profissional, composta exclusivamente por bombeiros civis, às unidades e estabelecimentos de saúde do DF, com frequência diária superior a 500 pessoas.

Para Jorge Vianna, que protocolou o PL, no final de janeiro, após princípio de incêndio no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), se sancionado, as unidades da rede pública de saúde, devem ganhar em segurança.

“Quem conhece as condições das nossas unidades de saúde, na rede pública, sabe que é questão de onde e quando, vamos ter alguma tragédia provocada por incêndio nos nossos hospitais. Os pacientes e os servidores convivem, diariamente, esse risco, pois essas unidades estão sucateadas. São gambiarras nas ligações elétricas, com vazamentos e infiltrações em casos de chuvas, que podem causar curtos-circuitos, e causar incêndios e acidentes graves.”, justificou Vianna.

Caso recente

Vianna lembrou o caso recente de princípio de incêndio no HRT e apelou para a sensibilidade por parte do governador Ibaneis Rocha (MDB). “O projeto foi aprovado em segundo turno e, espero que o governador Ibaneis seja sensível ao problema que pode afetar trabalhadores e usuários do SUS, de modo que possa garantir que as unidades de saúde estejam aptas a receber brigadistas nas unidades de saúde.”, concluiu.