Além de permitir que estudantes utilizem conhecimento na prática, deputado defende que estagiários devem ajudar a desafogar superlotação nas unidades de saúde
Por Kleber Karpov
O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), apresentou, na terça-feira (15), no plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF), o Projeto de Lei (PL) 718/2019, que cria programa de Bolsa Estágio, para estudantes de cursos de formação profissional na saúde, para atuar nas unidades da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).
No PL, Vianna aponta a falta de espaço para que, os estudantes nas áreas de saúde, possam colocar em prática, o conhecimento adquirido nas unidades de formação profissional. “O Distrito Federal tem diversas unidades de ensino técnico, faculdade e universidades que foram periodicamente os futuros profissionais de saúde. Mas, para que eles possam adquirir experiência no mercado de trabalho é imprescindível que a Secretaria de Saúde, maior empregador do DF, na área de saúde, abra espaço para essas pessoas.”.
Vianna lembrou ainda que esses profissionais podem, inclusive, ajudar a reduzir o déficit de profissionais na rede pública de saúde. “Temos uma carência enorme de profissionais nas unidades de saúde, o que causa constante superlotação no atendimento e, certamente, a presença de estagiários vão ajudar a desafogar o fluxo de atendimento nas unidades de saúde.”, explicou.
Confira o PL