Início Notícias Distrito Federal Projeto de Lei de Jorge Vianna cria Programa de Atividade Física para...

Projeto de Lei de Jorge Vianna cria Programa de Atividade Física para idosos

1409

Deputado observa que políticas públicas preventivas melhoram qualidade de vida e reduzem necessidade de assistência médica por parte dos idosos

Por Kleber Karpov

Na segunda-feira (4), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), apresentou o Projeto de Lei 882/2020, que instituição do Programa de Incentivo à Atividade Física para Idosos no âmbito do Distrito Federal. A iniciativa tem por objetivo, desenvolver ações, programas e atividades físicas voltadas ao bem-estar e a melhora da qualidade de vida das pessoas na chamada terceira idade.

Entre as diretrizes do Programa estão, o incentivo e criação de políticas públicas, programas e projetos de esportes e atividades físicas, a realização de eventos esportivos e de palestras de caráter preventivo voltados à saúde e qualidade de vida dos idosos, desde que com autorização prévia de órgão público do GDF. Além de permitir a participação de estágio, não obrigatório, de estudantes de cursos voltados à saúde, a exemplo de atividade ocupacional.

Vianna lembra que  o aumento da expectativa de vida da população, bem como o desenvolvimento científico demonstram que a atividade física regular é uma das formas mais eficientes para assegurar saúde física e mental às pessoas na terceira idade. “Dados da Codeplan [Companhia de Planejamento do Distrito Federal] de 2019, demonstram que o DF tem uma população de cerca de 300 mil idosos. Estamos falando de 10% da população do Distrito Federal que precisam de política públicas apropriadas para garantir qualidade de vida aos nossos idosos.”.

O deputado observa ainda que a prática de atividades físicas, reduzem “drasticamente”, o risco de desenvolvimentos de doenças na população idosa. “Estudos mostram que os idosos que praticam atividades físicas têm menos incidências com quadros de depressão, diabetes, hipertensão, obesidade. Além de aumentar a massa muscular, terem melhor qualidade e sono e de vida. O que impacta positivamente na saúde pública, pois com a assistência do Estado fazendo um trabalho preventivo, teremos menos idosos nas filas dos hospitais.”, concluiu Vianna