Dep. Jorge Vianna fiscaliza a instalação do Pet Scan no HBDF

70

O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), visitou na manhã de hoje (27/10), o setor de Medicina Nuclear do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), para fiscalizar a instalação do equipamento Pet Scan.

O aparelho viabiliza os atendimentos dos pacientes da oncologia, e permite mostrar qual o tratamento adequado para cada caso diagnosticado, além de conseguir ter uma percepção de tumores ainda muito pequenos, proporcionando um diagnóstico precoce e um tratamento iniciado previamente.

O Pet Scan está instalado e encontra-se em fase de testes e credenciamento na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), mas para a unidade funcionar com a sua plena capacidade, é necessário montar o Gama-Câmara – equipamento que realiza a Cintilografia – e com isso a população terá o seu primeiro aparelho capaz de realizar esse tipo de exame.

“A Medicina Nuclear além de muito expansiva, onera pouco o serviço e ainda permitirá o desafogamento nos atendimentos à saúde.”, apontou a Física da Medicina Nuclear do IGES-DF.

De acordo com Jorge Vianna, “É inadmissível que nós, aqui da capital federal, não tenhamos aparelhos que façam Cintilografia e que a gente fique dependendo do Hospital Universitário de Brasília. Quantas milhares de pessoas precisam fazer esse exame e fazem pagando do próprio bolso, porque não conseguem atendimento no HUB e agora com esse aparelho, nós vamos poder ajudar no tratamento, principalmente, para o casos de câncer.”

O deputado Jorge Vianna se comprometeu a enviar recursos para a compra deste aparelho, bem como, sensibilizar os demais deputados para que viabilizem a compra do equipamento o mais rápido possível.