Dep. Jorge Vianna comemora lançamento de Plano de Saúde aguardado há mais de 20 anos

993

O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), esteve presente na solenidade desta manhã (28/10), de lançamento do Plano de Saúde exclusivo para os servidores públicos do DF, denominado GDF Saúde, que tem por objetivo tirar a sobrecarga da rede pública e oferecer um plano de saúde para até 500 mil pessoas, entre servidores e seus familiares.

A princípio, o GDF Saúde será apenas ambulatorial e hospitalar com obstetrícia. As adesões serão fracionadas nesse primeiro momento, no mês de novembro, para os servidores da Secretaria de Saúde, em dezembro, servidores da Secretaria de Educação e em janeiro as demais secretarias e convênios.

Custeio do Plano

Está estabelecido através do recebimento de 1,5% total da folha dos servidores do GDF, bem como, do pagamento das mensalidades da participação dos servidores titulares, que corresponde a 4% da renda bruta e dos dependentes, que corresponde a 1% da renda bruta do servidor. E a coparticipação será dividida em 30% ambulatorial e 5% hospitalar.

Absenteísmo no serviço público

“O absenteísmo no serviço público existe, assim como em qualquer outro serviço. E muito se dá pela demora no atendimento. Não fazendo crítica, tão somente ao sistema público de saúde, porque até no serviço privado, também temos deficiência em algumas especialidades, o que faz com que esse absenteísmo cresça ainda mais. Quando você investe em um plano de saúde para o servidor, você terá a certeza que ele vai e retorna mais rápido para atender a população que necessita. Teremos mais saúde e teremos um retorno mais rápido do profissional e com isso o absenteísmo cairá”, apontou Vianna.

Há mais de 20 anos os servidores aguardam a oportunidade de ter um plano de saúde, e hoje a comemoração é dupla, pelo Dia do Servidor e por mais esta conquista que já era uma reivindicação antiga de todos nós.