Nota de Pesar pelo falecimento do médico Jofran Frejat

1043

Na noite desta terça-feira, partiu nosso querido Jofran Frejat, aos 83 anos, vítima de complicações causadas por um câncer pulmonar, diagnosticado em setembro.

Médico-cirurgião, Frejat foi deputado federal por cinco mandatos e secretário de Saúde do DF por quatro gestões e se  tornou um dos maiores nomes ligados à saúde pública, ao protagonizar a implantação dos postos de saúde e estruturar a atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, modelo esse replicado por todo país. E ainda, por fundar a Escola Superior de Ciência da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

Com Frejat, aprendi a amar e trago como herança a defesa incondicional do Sistema Único de Saúde, que mesmo com todas as deficiências que possam existir, é responsável por garantir o acesso, com um mínimo de dignidade, a saúde para mais de 70% da população brasileira. Frejat parte, mas deixa plantado em nossos corações, o amor e o respeito a arte de cuidar do próximo.

Aos familiares e aos servidores públicos da saúde do Distrito Federal, estimo meus sinceros sentimentos. Mas tenho certeza que ao nos deixar nesse plano, ao lado do Pai Celestial, Frejat estará sempre a nos acolher.