Promessa cumprida: auxiliar agora é técnico

1423

Por Evely Leão

Após anos de luta, os Técnicos em Enfermagem da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES/DF), que ainda estavam com a nomenclatura do cargo antigo em seus contracheques colhem, hoje (19/08), os frutos dessa árdua batalha, pois a mudança finalmente aconteceu. E tudo isso só foi possível após a criação da Carreira Específica do Técnico em Enfermagem, baseada na Lei 6.790/2021, pedido antigo do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate/DF), e do deputado Distrital Jorge Vianna que fez o pedido ao governador para a criação da carreira. 

Essa alteração vem para corrigir um erro de anos que existe na Secretaria de Saúde. Foram muitas greves, manifestações e reuniões com secretários e governadores pedindo para que o governo fizesse essa correção, pois não era justo a categoria fazer trabalho de técnico em enfermagem, receber como técnico em enfermagem, mas continuar com a nomenclatura em seus contracheques e crachás de identificação errada.

Logo que a troca foi feita o deputado distrital, Jorge Vianna, que também é diretor licenciado do Sindate-DF, recebeu mensagens de servidores agradecendo-o pela luta. Pessoas mandaram áudios chorando, emocionadas em ver que nos seus contracheques a mudança já havia ocorrido. Sem dúvida uma emoção sem tamanho para o servidor e para o parlamentar pelo reconhecimento do trabalho que vem fazendo. 

Para Vianna essa alteração é um sonho que se torna realidade e mais uma promessa que foi cumprida. “Um dos principais motivos pelo qual eu fui eleito foi para ajudar a categoria, e esse era o sonho de muitos servidores. Eles sonhavam em ter nos seus contracheques, e principalmente, no seu crachá o nome da profissão a qual ele se formou. Isso é um motivo de orgulho para eles terem no peito o nome Técnico em Enfermagem, e para mim mais ainda por ser Técnico em Enfermagem e ter travado essa luta e conseguido vencer. Fico feliz de verdade”, comemora.