AVAS e ACS são valorizados por Jorge Vianna

1324

O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) apresentou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que estipula as prioridades e metas do governo para o exercício financeiro de 2023. Com a aprovação dessas emendas, o deputado da saúde visa garantir a previsão de recursos para atender as demandas de carreiras de diversas categorias do Governo do Distrito Federal (GDF).

E dentre as emendas destinadas à LDO estão: o reajuste de salário e reestruturação de carreira para os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde  (AVAS) e Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Os profissionais AVAS e ACS, apesar de desempenharem uma função primordial para saúde pública, recebem uma das menores remunerações pagas pelo GDF. 

E agora, com essa conquista histórica, um erro de anos poderá ser corrigido e essa categoria tão importante, finalmente, será valorizada. 

 

Lutas pela categoria

O deputado tem lutado desde o início junto à categoria, em busca de melhores condições de trabalho, conquistando o aumento da indenização de transporte recebido por eles. Este reajuste foi uma grande vitória, saindo de R$ 700,00 para R$ 2.300,00

Além das emendas para a LDO, Jorge Vianna também foi em busca das gratificações para os trabalhadores, como a Gratificação de Atividades de Vigilância Ambiental em Saúde (GAVAS), Gratificação do Incentivo às Ações Básicas de Saúde e Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (GCET).

E ainda lutou pelo lançamento de concurso público para AVAS e  ACS, que foi autorizado pela Secretaria de Economia. E outras conquistas.

“Fico muito feliz em poder estar fazendo justiça a estes trabalhadores que por tantos anos estiveram esquecidos. E hoje estamos colhendo o resultado de muito trabalho. Desde o início estive ao lado da categoria e continuarei sempre junto, eles têm o meu compromisso.”, comentou Vianna.