“Uma vitória histórica para a enfermagem brasileira”, diz Jorge Vianna

131

A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro e segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Piso da Enfermagem (PEC 11/22), que busca dar segurança jurídica ao projeto de lei, que institui o piso salarial nacional para os enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O Projeto de Lei n° 2.564/2020 agora aguarda para ser enviado à sanção do presidente após o Congresso.

A enfermagem brasileira caminha aos poucos para a maior conquista da categoria, a aprovação do PL 2564, e a luta desses trabalhadores continua. 

Para o deputado Jorge Vianna, que é um grande defensor da categoria, esse é um momento histórico. Sendo técnico em enfermagem e enfermeiro, Vianna vem lutando pelos profissionais há muitos anos, e acredita que hoje, esses trabalhadores estão tendo o reconhecimento que merecem. “Aprovada a PEC 11, acabou, a enfermagem venceu!”, desabafou o deputado.

Marchas da enfermagem

Foram ao todo, três grandes marchas, que levaram a enfermagem até este momento tão marcante, mostrando que a categoria permanece unida. Organizadas pelo SINDATE/DF com o apoio do deputado Distrital, as marchas foram significativamente importantes para essa luta, em prol da valorização da categoria.