Área rural recebe recursos do dep. Jorge Vianna para instalação de fossas ecológicas

470

Atendendo ao pedido da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar (ASPAF), do assentamento 1° de julho em São Sebastião, o deputado Jorge Vianna (PSD) destinou emendas para a instalação de sistemas autônomos individuais de esgotamento doméstico na comunidade, vinte e uma famílias serão beneficiadas com fossas ecológicas.

O programa surgiu da necessidade de melhoria da qualidade sanitária dos alimentos produzidos pelos agricultores, bem como para a proteção ambiental e para a promoção da saúde coletiva no campo. De acordo com a gerente e engenheira agrônoma do escritório de São Sebastião da Emater-DF, Maíra Andrade, tiveram alguns critérios na hora da escolha das famílias para o Programa de Saneamento Rural da Emater-DF.

“Chamamos os presidentes das associações para conversar, e alguns critérios foram determinados. Dentre eles, não possuir fossa, ter residência fixa, ter produção agrícola, participar do grupo de avicultura da ASPAF, participar de compras institucionais, ter apenas uma casa com até cinco moradores, e o último critério, é fazer parte da associação.”, pontuou Maíra.

Uma das beneficiadas com as fossas ecológicas foi Marilene Rodrigues, que é agricultora e mora no Assentamento. Desde quando conheceu o programa foi em busca de orçamento para a instalação, mas devido a situação financeira nunca conseguiu dar continuidade ao projeto, e agora, graças às emendas destinadas pelo deputado, ela foi uma das contempladas.

“Sou muito grata ao deputado Jorge Vianna, por lembrar de nós aqui da área rural, ele sempre trouxe benefícios para a gente, agradeço muito a ele por isso. Essas fossas, são uma ajuda muito grande, evita a poluição do solo, doenças e sempre foi um sonho meu. O deputado tem um olhar diferenciado para os moradores aqui do assentamento.”, ressaltou Marilene.

Para o deputado Jorge Vianna, é uma alegria muito grande ver o projeto em andamento na região, visto que é uma forma de ajudar os produtores da agricultura familiar, com saneamento básico, saúde e segurança alimentar.