Início Notícias Iniciativa Privada Jorge Vianna homenageia Enfermagem brasileira em sessão solene da CLDF

Jorge Vianna homenageia Enfermagem brasileira em sessão solene da CLDF

6

Por Kleber Karpov

O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) presidiu, na quinta-feira (9/Mai), Sessão Solene da Câmara Legislativa do DF (CLDF), em comemoração à Semana Brasileira da Enfermagem. O evento, realizado no Museu Nacional da República, contou com um público estimado em mais de 1.200 pessoas, regado a apresentações musicais, de dança, cênicas e de resgate histórico que contou com a presença em peso da categoria e de diversas personalidades, regado de emoção.

Sessão solene contou com shows, apresentações e diversas atrações aos profissionais de Enfermagem – Foto: Wilter Moreira

A homenagem aos profissionais de Enfermagem destacou a atuação dos profissionais de Enfermagem, com objetivo destacar as contribuições prestadas a todos os personagens ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a toda população brasileira.

Categoria acompanha desfile de paramentações da Enfermagem ao longo da história – Foto: Wilter Moreira

Dentre os participantes das comemorações estiveram a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista), a deputada distrital, Dayse Amarilio (Psol), representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), dos conselhos regionais de Enfermagem (Corens) de todo país, de federações, associações e sindicatos ligados à categoria. Também participaram representantes de hospitais, de instituições de ensino superior e ainda de formação técnica.

Rio Grande do Sul

Enfermagem fez um minuto de silêncio em reverência às vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul – Foto: Wilter Moreira

Durante a sessão solene, as vítimas da tragédia decorrente das cheias de rios no Rio Grande do Sul foram lembradas e reverenciadas com um minuto de silêncio. O estado foi lembrado ainda pelo diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF (SAMU-DF), o médico, Victor Arimateia, a atuação de profissionais do SAMU, que estão a ajudar a salvar a população gaucha atingida pelas fortes chuvas.

Preconceito com as Mulheres

Vice governadora do DF, Celina Leão homenageia a enfermagem brasileira – Foto: Wilter Moreira

Celina Leão lembrou a importância milenar da Enfermagem, profissão exercida majoritariamente por mulheres. Fato esse que, segundo a vice-governadora, que passou pelos legislativo local da CLDF e da Câmara Federal, apontou o gênero como uma das principais barreiras, em relação a aprovação do Piso Nacional da Enfermagem, em decorrência da discriminação.

“Mulheres foram referência na nossa enfermagem e porque é tão duro criar um piso salarial de uma profissão igual a enfermagem. E vou contar para vocês o porque. É porque é uma profissão majoritariamente por mulheres e ainda há muito preconceito contra nós, desigualdade de salários e quando íamos fazer esse debate na Câmara Federal, o Jorge esteve comigo lá, várias vezes para a gente poder discutir. Eu  tive a honra como deputada federal, votar favorável ao piso, levar o Jorge no presidente Arthur [presidente da Câmara Arthur Lira (Progressista)]. E a gente sabe que há uma carga de gênero sim, nessa lulta, nossa, do nosso país, para que a gente tenha profissionais bem remunerados, faça uma saúde de qualidade.”, disse Celina Leão, ao referenciar a importância do SUS e da Enfermagem brasileira “Eu os vejo, o governo os vê, a gente sabe das dificuldades que a gente enfrenta todos os dias. Mas a gente está sempre com as portas abertas para a enfermagem do Distrito Federal”, endossou.

União da Enfermagem

Jorge Vianna lembrou da importância da união da enfermagem brasileira nas demandas da categoria – Foto: Wilter Moreira

Um dos pontos altos da sessão solene, apontados por Vianna, foi a união da categoria da Enfermagem que, segundo o parlamentar, sempre foi desorganizada, porém, na atualidade está mais unida que nunca.

“Nós precisamos de verdade fazer uma união, não podemos só pregar, mas praticar a união. E estou estou praticando a união nesse dia de hoje, trazendo os representantes dos Corens do Brasil inteiro. Hoje Brasília é a capital da Enfermagem, hoje nesse evento.  E eu agradeço aos presidentes, aos representantes dos Corens provando que a enfermagem é Unida, e que não podemos mais ficar nesse discurso que é desunida. A enfermagem um dia foi desorganizada e hoje está organizada, e cada estado tem esse papel de organizar.”, disse Vianna.

Homenagem à Enfermagem contou com presença de representantes de todos os estados brasileiros – Foto: Wilter Moreira

O deputado ponderou também que essa união é o catalizador necessário para garantir a força dar representatividade da categoria, com o suporte do sistema Cofen/Corens, e demais entidades ligadas à Enfermagem brasileira.

“Se não fosse esse sistema, estaríamos em uma situação muito complicada. Hoje defendo esse sistema, é que nos garante e nos dá segurança para poder atuar, pois se depender dos empresários e do estado, não sairíamos do lugar. E nosso avanço a cada dia, graças aos docentes de branco mas também ao sistema que nos dá garantia de atuação. Hoje a enfermagem não é mais aquela, que todo mundo diz que é a arte do cuidar. A Enfermagem é a arte do cuidar, m as é de curar, do prevenir, salvar, ser militar, ser político, empresário, humorista, a enfermagem é o que ela quer ser. E isso são os avanços que temos tando dos docentes de branco, os nossos professores, quanto aso nossos lideres dos conselhos, lideres sindicais que fiz questão de chamar, pois temos que ter essa união entre sindicato, Aben, Cofen, conselhos pois só assim a categoria avança.”, disse Vianna.

Solange Nery

Solange Nery, trineta de Anna Nery, matriarca da Enfermagem brasileira – Foto: Wilter Moreira

Uma das presenças ilustres a participar da sessão solene reforçou o resgate histórico, com a presença de Solange Nery, trineta de Anna Nery, a patrona da Enfermagem brasileira, a quem Vianna pontou representar “a história viva da nossa enfermagem”.

Solange Nery foi a responsável por conduzir a lâmpada a óleo, a lamparinha, para o auditório, que simbolicamente representa a matriarca da enfermagem, Florence Naghtingale, que atuou nas trincheiras, que com a lamparina percorria à noite, os campos de batalha, para levar auxílio aos feridos, o que acabou por a tornar conhecida como a “Dama da Lâmpada”.

Moção de louvor

Entrega de Moção de Louvor pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal – Foto: Wilter Moreira

Durante a sessão, Vianna fez a entrega de moção de louvor  a represantes da categorias, além de diversos profissionais de Enfermagem, pelos relevantes serviços prestados a população do DF.

Confira a sessão na íntegra:

Fonte: Política Distrital