Distritais recém-eleitos participam de reunião da Comissão de Educação

709

Por Franci Moraes

Parlamentares recém-eleitos participaram da reunião da Comissão de Educação, Saúde, Saúde e Cultura (CESC) na manhã desta quarta-feira (31) como parte do curso de ambientação na Casa. O presidente da CESC, deputado Wasny de Roure (PT), explicou sobre o funcionamento das comissões e citou que, no caso específico da atual legislatura, a CESC inovou dedicando a primeira hora das reuniões para ouvir as necessidades e demandas de representantes de escolas, hospitais, centros culturais e movimentos sociais”. Essa dinâmica trouxe oxigenação à comissão”, considerou.

O deputado eleito Fábio Felix (PSOL) se disse “satisfeito em saber que entidades de classe e movimentos sociais” têm espaço na CESC. O também eleito Roosevelt Vilela (PSB) elogiou a metodologia de “abrir espaço para a população nas comissões”. O deputado eleito Valdelino Barcelos (PP), por sua vez, ressaltou que sua prioridade será a Saúde. “Queremos desburocratizar os serviços públicos” para facilitar o acesso da população, afirmou o deputado eleito Daniel Donizet (PRP).

Momento político

“Temos uma forma diferente de fazer política, mas sempre em respeito ao trabalho que foi feito”, ponderou a deputada eleita Júlia Lucy (Novo). “Estamos em um momento político que a população espera muito de nós”, complementou José Gomes (PSB). Para o deputado eleito Eduardo Pedrosa (PTC), “é um orgulho estar hoje por onde passaram grandes estadistas”. Vários deputados eleitos elogiaram o curso de ambientação, como João Cardoso (Avante), Iolando (PSC), Jorge Vianna (Podemos) e o Delegado Fernando Fernandes (Pros), que destacou a oportunidade de presenciar o rito da comissão.

Em nome da CESC, o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito, aconselhou aos novos parlamentares valorizar o trabalho nas comissões, onde os projetos são discutidos em profundidade. Ele criticou as votações açodadas: “Não aceitem votar projeto sem a devida análise”, conclamou. Rechaçou a ideia de “comissão fraca” ao argumentar que “a comissão é fraca se for fraca a atuação dos parlamentares” que a integram.

Medidas protetivas

Entre os projetos aprovados hoje (31) pela CESC está o PL nº 1.790/2017, que impõe sanções às operadoras de plano de assistência à saúde que estabeleceram limites de prazo ou quantidade em casos de internações no DF. A matéria, do deputado Agaciel Maia (PR), recebeu o parecer favorável da relatora Luzia de Paula (PSB). Também participaram da reunião de hoje os deputados Juarezão (PSB) e Raimundo Ribeiro (MDB).

Fonte: CLDF