HBDF 59 anos: Sessão solene da CLDF, presidida por Jorge Vianna homenageia servidores do Hospital de Base do DF

58

Deputado Jorge Vianna resgata história do HBDF e importância dos profissionais de saúde para garantir funcionamento do hospital

Por Kleber Karpov

A Câmara Legislativa do DF (CLDF), realizou na manhã desta segunda-feira (9), sessão solene em comemoração aos 59 anos do Hospital de Base do DF (HBDF). Presidida pelo deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), o parlamentar, egresso da Saúde, homenageou profissionais de saúde, autoridades, voluntários e ex-servidores presentes, responsáveis por garantir o funcionamento da unidade.

A mesa composta, além de Vianna, foi composta pelo secretario de Estado de Saúde do DF, Osnei Okumoto, a administradora da Região Administrativa Plano Piloto, Ilka Teodoro, os diretores de Administração, e de Logística e Serviços do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), general Manoel Pafiadache e Cíntia Teles, respectivamente.

Na abertura da sessão, no jardim do HBDF, Vianna lembrou que o hospital que atende diversas especialidades médicas é o segundo maior, em quantidade de leitos, da região Centro-Oeste do país e apresentou números da unidade de Saúde. Dentre esses, os mais de 600 mil atendimentos anuais realizados no Pronto-Socorro e no ambulatório, além de 12 mil cirurgias contabilizados pelo hospital.

Vianna falou ainda, sobre a conversão, em 2017, do HBDF em Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), e posterior passagem da gestão ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), aprovado pela CLDF, em janeiro desse ano.

Valorização

Sessão Solene dos 59 anos do HBDF – Foto: Wilter Moreira

Durante a sessão solene, Vianna observou que os profissionais de saúde, ao longo dos últimos anos, se tornaram vítimas do processo de degradação da saúde e dos sucessivos processos de mudanças dentro da estrutura da Saúde.

Sob esse prisma, o deputado pontuou que, em geral, os profissionais de saúde são tratados com descaso a ponto de serem considerados culpados, seja pelo governo ou pela opinião pública, pelos problemas de atendimento à população. “Temos que tirar esse estigma dos servidores da saúde, de que a saúde está ruim, por nossa culpa.”.

Vianna reconheceu o empenho, por parte da atual gestão, de se tentar melhorar a saúde pública do DF, e também, da abertura de diálogo, por parte do secretário de Saúde para com os servidores. Porém, na avaliação do parlamentar, tais mudanças ainda acontecem em passos lentos. Sob esse prisma, o deputado ponderou, que atua na CLDF, junto ao Executivo, seja com o governador ou demais gestores, no sentido de se garantir a valorização dos servidores da saúde.

Homenagem

CBMDF executa Hino Nacional e músicas em homenagem aos servidores – Foto: Wilter Moreira

Em reconhecimento a importância dos profissionais de saúde, Vianna conferiu homenagem aos trabalhadores que garantem o funcionamento do HBDF. “Meu papel é mostrar para a sociedade que os trabalhadores da Saúde estão trabalhando, com muita vontade, para poder tentar dar o melhor à população. Por que é isso, que nós nos propusemos.”.

Servidores são recebem moção de louvor da CLDF – Foto: Wilter Moreira

Após serem agraciados ao som de saxofone e violão, por parte de dueto do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF), com a execução do Hino Nacional Brasileiro, além das músicas ‘We are the champions’ da banda Queem e ‘Heal the World’ de Michael Jackson, na abertura da sessão solene, ao término, os profissionais de saúde, voluntários e autoridades, receberam, por parte do deputado, foi a entrega de moção de louvor, pelos relevantes serviços prestados à população do DF.

Confira as fotos:

Sessão Solene em Comemoração ao 59º do Aniversário do Hospital de Base do Distrito Federal