Técnicos e profissionais de Enfermagem são homenageados por Jorge Vianna

1088

Categoria da enfermagem foi agraciada com distribuição de flores nas unidades de saúde do DF

Por Kleber Karpov

O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), concluiu, nesta quarta-feira (20/Mai), as homenagens aos auxiliares, técnicos e enfermeiros, em comemoração a Semana da Enfermagem. Durante o período da manhã, Vianna entregou flores, aos servidores do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), unidade que recebe pacientes, vítimas da pandemia do coronavírus (Covid-19).

As homenagens, por parte de Vianna, tiveram início em 12 de maio, com distribuição de flores em hospitais das redes pública. Dentre as unidades, estão os hospitais regionais de Santa Maria (HRSM), do Gama (HRG), Planaltina (HRPl), Sobradinho (HRS), Ceilândia (HRC), Taguatinga (HRT), Samambaia (HRSAM), Brazlândia (HRBZ), Paranoá (HRPa), Guará (HRGu); os hospitais Materno Infantil de Brasília (HMIB), Base do Distrito Federal (HBDF), das Forças Armadas (HFA), Universitário de Brasília (HuB),

Também na rede privada, as distribuições de flores ocorreram nos hospitais Maria Auxiliadora, Santa Lúcia, Santa Luzia, Hospital DF Star, São Francisco, Santa Helena, Santa Lúcia Norte, Daher, Brasília, Alvorada, São Mateus, Anchieta, Santa Marta, Home e Hospital das Clínicas.

Parte das entregas foram realizadas, pela equipe que assessora Vianna, bem como por diretores do do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF). Isso, dado a impossibilidade de o parlamentar se fazer presente em todas as distribuições.

Além dos hospitais, com a homenagem à categoria da Enfermagem, o deputado também distribuiu flores na Rodoviária do Plano Piloto. Nesse espaço, em especial, dedicado a homenagem as mães, comemorado no dia 10, do corrente mês.

Covid-19

Vianna lamentou, pois gostaria, nesse ano, de comemorar com festas e repetir a sessão solene, na Câmara Legislativa do DF (CLDF), aos profissionais da Enfermagem, porém, lamentou em decorrência da pandemia do coronavírus, a homenagem teve que ser mais singela.

“Infelizmente, há meses, planejávamos realizar festas e repetir a homenagem aos profissionais de enfermagem, na Câmara Legislativa, porém, essa pandemia pegou a todos de surpresa, e todos nós, os auxiliares, técnicos em Enfermagem e enfermeiros, na condição de cuidadores que somos, fomos ao front, para ajudar a salvar vidas, que é o nosso papel.”, disse.

O deputado lembrou ainda, as homenagens realizadas para lembrar os trabalhadores da saúde, vítimas da Covid-19. “Infelizmente, no mês que deveríamos comemorar a Enfermagem, tivemos que lidar com a Covid-19, com milhares de profissionais de enfermagem contaminados, e o mais grave, com mais de uma centena que vieram a óbito. Tivemos que lidar também, com agressões aos nossos servidores da saúde, no momento em que lembrávamos dos nossos colegas que partiram.”, disse Vianna.

Segurança

O deputado, no entanto, faz questão de esclarecer que, todos os envolvidos na distribuição das flores, dado a pandemia do coronavírus, respeitaram as regras de segurança, de distanciamento e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sempre com máscaras e luvas descartáveis. Isso, conforme preconiza as recomendações da Organização Mundial da Saúde.