Profissionais da enfermagem protestaram em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 21/09, contra a suspensão da lei que fixa o piso salarial da categoria, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado Distrital que também é profissional de Enfermagem, Jorge Vianna, esteve à frente da marcha, juntamente com o SINDATE-DF e demais entidades da enfermagem, as mesmas que fizeram as outras 3 marchas que mobilizaram a enfermagem brasileira.
O grupo de trabalhadores se reuniu em frente ao Museu Nacional da República e seguiu em marcha pela Esplanada dos Ministérios. Na altura do Congresso Nacional, a Polícia Militar tinha ordem de não deixar os manifestantes seguirem para a Praça dos Três Poderes. Após negociação entre Jorge Vianna e a PM, o acesso foi liberado, e a marcha avançou até o STF, dando a volta pelo Congresso.
“Chega de sofrer calado, a enfermagem não é mais um gigante de pé de barro, a enfermagem é um gigante com grande alicerce, forte, de concreto que nós fizemos ao longos desses anos, a prova está aqui.”, disse o deputado em discurso.
Suspensão do piso pelo STF
No dia 15 de setembro, o plenário do STF manteve uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que suspendeu a lei que fixa pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, sancionada pelo presidente Bolsonaro. A suspensão vale até que sejam analisados os impactos da medida na qualidade dos serviços de saúde e no orçamento de municípios e estados.
O Senado avalia usar orçamento secreto para custear piso da enfermagem. O Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco apresentou uma lista com eventuais soluções para custeio do piso salarial da categoria.
Do luto à luta
Foram ao todo, quatro grandes marchas, que levaram a enfermagem até este momento marcante, mostrando que a categoria permanece unida. Organizadas pelo SINDATE/DF com o apoio do deputado Distrital, as marchas foram, significativamente, importantes para essa luta, em prol da valorização da categoria.
Para o deputado Jorge Vianna, que é um grande defensor da categoria, esse é um momento histórico. Sendo técnico em enfermagem e enfermeiro, Vianna vem lutando pelos profissionais há muitos anos, e acredita, que esses trabalhadores merecem ser reconhecidos através do piso.
veja as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjA7ZuM