Sancionada a Lei do dep. Jorge Vianna que garante prova de concurso público em Libras para pessoas surdas

462

Por Evely Leão

Foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) mais uma Lei de autoria do deputado Jorge Vianna (Podemos), a Lei nº 6.748/2020, que vai garantir à pessoa com deficiência surda a realização da prova na Língua Brasileira de Sinais – Libras e não mais em Língua Portuguesa.

A prova será aplicada por um profissional habilitado de forma presencial ou por meio da gravação de vídeo único a ser aplicado a todos os concorrentes que se comunicam em libras.

De acordo com a justificativa da proposta, Libras é uma língua autónoma, com estrutura gramatical, por isso durante a tradução para a língua de sinais ocorre a omissão de verbos de ligação ou pronomes relativos, pronomes oblíquos, alguns pronomes de tratamento, locuções adverbiais e adjetivas, variando conforme o interprete de libras.

Para o deputado Jorge Vianna, autor da proposta, essa Lei é importante porque Libras não é interpretação da Língua Portuguesa, e isso prejudicava um grupo de pessoas que acabavam não tendo sua avaliação igualada a outros deficientes sem dificuldade com a língua. “Agora os surdos vão poder competir tendo a mesma condição de igualdade, afirma Vianna.